PREFÁCIO - Jóias Poéticas
- Sofi Hirata
- 3 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de out. de 2024
DIÁRIO DE COLEÇÃO
Conheça um pouco do processo criativo e a poesia de Cora Coralina que inspirou a coleção Prefácio.
Cora Coralina - Jóias Poéticas
" Mulher simples, doceira de mão cheia, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás."
Cora Coralina (1889-1985) foi uma poeta e contista brasileira. Publicou seu primeiro livro "O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais". quando tinha 75 anos e tornou-se uma das vozes femininas mais relevantes da literatura nacional.
Mulher simples, doceira de mão cheia, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.
Elementos como o Rio Vermelho (tão presente em seus versos) se torna âmbar em lapidação cabochão para as jóias dessa coleção. Assim como a sabedoria dos seus conselhos de vó são transformados em pérolas BIWAS de água doce, cheias de movimento e encanto. Chaleirinhas em prata reinterpretam a sua paixão pelos típicos quitutes locais brasileiros.
Diário de Coleção
Por Sofia Hirata 24/06/21
"Esta coleção, carinhosamente batizada de Prefácio, marca o início da jornada da Poemário na joalheria autoral brasileira."
"Tia Marilda, sempre atenciosa, trazia alegria quando chegava na pequena recepção do antigo consultório odontológico que meus pais alugavam no nosso bairro da zona norte. Me lembro de aguardar com expectativa as suas visitas, disfarçadas de aventuras, de histórias, de cheiros exóticos e imaginação.
Sinto falta desse tipo de coisa hoje em dia. Das tias Marildas desse Brasil que abriam suas maletas aveludadas de jóias e vendiam lindas peças de ouro para presentear em batizados, aniversários e formaturas.
Sinto falta da prosa da tarde, dessa simpatia.
Não vemos mais isso hoje em dia nessas lojonas imponentes do que se tornou o universo da joalheria moderna. Isso porque falta aventura, falta narrativa e falta aquele cuidado do olho-no-olho, da conversa jogada fora.
Espero fazer da joalheria uma fonte instigante de poesia no cotidiano de quem usa as nossas jóias.
Esta coleção, carinhosamente batizada de Prefácio, marca o início da jornada da Poemário na joalheria autoral brasileira.
Que venham os próximos capítulos!"
Editorial
Direção Criativa e Geral: @sofiahirata_
Assistência Geral: @vithatsue @anabsbeatriz
Fotografia: @jucolinas @ferrilukao
Beleza: @suenogues
Modelo: @isadoracrc
Sobre a Coleção
A Coleção Prefácio nasceu em 2021, e marcou a estréia da Poemário e suas jóias poéticas no cenário de joalheria autoral brasileira. Todas as peças são feitas em Prata 925/950 com Banho de Ouro e se inspiram nas palavras de Cora Coralina. Quer conhecer essas jóias de pertinho? Então clique aqui e espie toda a coleção.
Comments